Natureza interna encontrando a natureza externa: A corrida de trilha e o encontro com o "EU"
- Wania Rennó
- 20 de mai.
- 2 min de leitura
A corrida de trilha é uma experiência que une desafio físico e mental, promovendo conexão com a natureza e autoconhecimento. Diferente da corrida de rua, ela exige resiliência, coragem e aceitação diante do terreno imprevisível. Além dos benefícios físicos, a trilha ajuda na redução do estresse e no fortalecimento da mente, tornando-se uma prática terapêutica e transformadora.

Quando no passado eu comecei a atender atletas de trilha, eu perguntava a cada um deles: por que trilha e não asfalto? A resposta era unanime: É uma forma de entrar em contato com a natureza com seus desafios.
Existe um percurso que acontece na mente que é tão desafiador quanto o terreno da Montanha.
No silêncio, sentindo sua respiração, suas passadas, escutando o seu corpo, em total contato com a natureza ao redor. Ao contrário da corrida de rua, onde tudo pode ser cronometrado, plano e previsível, a trilha convida para desacelerar por dentro, mesmo quando o seu coração acelera pelos desafios do terreno.
Na trilha cada subida exige força, porém com paciência. Cada descida pede coragem e entrega. Cada trecho mais técnico desafia seu corpo, mas principalmente a sua mente. Esses elementos espelham com precisão a nossa dinâmica interna: É preciso lidar com as incertezas, aprender a tomar decisões rápidas, enfrentar a ansiedade e o medo, e principalmente se conscientizar que não controlamos nada.
Ao correr em um terreno onde pode existir árvores, pedras, lama e silêncio, quando dentro da nossa cabeça não existem pensamentos negativos, podemos entender nossas reações com o imprevisível e os nossos limites.
A corrida de trilha traz uma espécie de “banho mental” pois purifica o excesso de estímulos do cotidiano.
Estudos demonstram que a natureza reduz significativamente os níveis de cortisol o hormônio do estresse, ajuda na clareza mental, na criatividade e autorregulação emocional. O que demonstra que a corrida de trilha pode ser profundamente terapêutica.
A trilha oferece aos atletas a oportunidade de ouvir a si mesmo escutar seus próprios pensamentos. Daí a importância do fortalecimento mental. Pois muitas vezes pensamentos negativos ficam muito presentes durante todo o percurso da trilha e sentimentos ou emoções que não sabemos lidar podem nos atrapalhar nas provas.
Podemos então concluir que mesmo a trilha trazendo benefícios tão naturais, a mente bem trabalhada pode auxiliar fortemente na performance.
Resiliência força interna, motivação, aceitação de si mesmo enquanto atleta, e compreensão de que não controlamos nada são itens fundamentais para a realização de uma boa prova.
E talvez o maior pico conquistado não esteja só na altimetria, mas no encontro com quem você é como atleta no encontro com alguém que foi capaz de vencer a Montanha, com qualidade emocional e alegria.
Comments